noticia 2

A Caixa  constrói agências em Steel frame

A Caixa está investindo na construção de agências em steel frame. Em maio do ano passado, a instituição inaugurou em Paranoá (DF) a primeira agência bancária do Brasil erguida através do sistema construtivo. Próximo ao Distrito Federal, já estão em construção às agências Posse e Campos Belos. “Iniciamos a agência Recanto das Emas em fevereiro. Temos ainda outras unidades previstas no interior e próximas à Goiânia”, informa Paulo Roberto dos Santos, vice-presidente de logística e retaguarda da CAIXA.

Santos justifica a opção pelo método construtivo, dentre outros aspectos, pela rapidez que o LSF proporciona à obra. “O sistema é mais rápido que o convencional, as obras podem ser finalizadas em até 120 dias, quando no sistema convencional este prazo é no mínimo de 240 dias. Além de permitir construções rápidas, de boa qualidade, e com baixo índice de perdas, o Steel Frame  apresenta  um bom nível de padronização nas unidades construídas, pois o processo produtivo passa a ser industrial. Soma-se a isso a redução de resíduos gerados na obra e a possibilidade de se utilizar projetos padronizados (kits) como medida adicional que tem permitido à CAIXA reduzir também o tempo com elaboração de projetos”, explica.

A respeito dos materiais usados na obra e às estratégias de conforto ambiental, o vice-presidente de logística e retaguarda esclarece que a aplicação do projeto sempre leva em consideração as condições do terreno em que será construída a unidade. Para tanto, é objeto de estudo a carta solar do local. “As unidades são edificadas com a maior fachada voltada para o leste e as paredes são revestidas com lã de rocha para melhor conforto térmico e acústico. Além disso, são aplicados  todos os conceitos da Etiquetagem Energética de Edificações do PROCEL, na qual a CAIXA é pioneira, tais como: controle do índice de aberturas (envoltória), painéis e cobertura com isolamento térmico”, diz. “A própria solução em LSF permite menor índice de perda de material, o que por si só já espelha preocupação na geração de resíduos. Por fim, toda agência da CAIXA possui uma lista mínima de itens obrigatórios de sustentabilidade”, acrescenta.

Um dos itens que fazem a obra ser considerada sustentável é o sistema de filtragem de água para reuso, fornecido pela Acqua Save. No sistema instalado na agência, basicamente, a água da chuva é captada através de calhas e entra no filtro. A água filtrada é então armazenada na cisterna e é usada para descarga de vasos sanitários e irrigação. O projeto estrutural da unidade de Paranoá, que possui 545m² de área construída, foi executado pela Brasgips, parceira das empresas do Grupo Saint-Gobain, Placo do Brasil, Brasilit e Isover. Para a construção da agência em Paranoá foram utilizadas nas paredes externas as placas cimentícias da Brasilit, para o isolamento térmico e acústico, painéis de lã de vidro da Isover e, para os ambientes internos, as placas Standard nas paredes, e o F530 para o forro, ambos da Placo do Brasil.

Endep

cheap Lotrisone